Os Grandes Contadores de histórias, os Irmãos Grimm


Migalhas de pão, uma casa de doces, dois irmãos perdidos na floresta e uma bruxa má. Quem nunca ouviu a história de João e Maria? Um conto que há séculos encanta crianças no mundo todo. Que estimula a imaginação e aguça a curiosidade. Mas a história nem sempre foi assim. 
 
Considerado um dos contos de fadas mais conhecidos dos Irmãos Grimm, 'João e Maria' foi publicado na primeira edição da coletânea dos autores, 'Contos Maravilhosos, infantis e domésticos', em 1812. 
 
Na versão dos Grimm, 'João e Maria' é uma história que conta o triunfo de dois irmãos sobre adultos hostis. Se nas primeiras versões da história, os pais abandonavam seus filhos à própria sorte, na floresta, na quarta edição - publicada em 1840, os Grimm mudaram a história. Para atenuar algumas passagens - que não seriam adequadas para o público infantil - eles transformaram, por exemplo, a mãe das crianças numa 'madrasta'. Uma vilã tão cruel quanto a bruxa má.
 
Na história, a fome, o abandono e o medo de serem devorados fazem com que os dois irmãos se unam. Com inteligência e coragem, eles enfrentam e derrotam a temida bruxa. Ganho a liberdade, deixam a casa de doces e retornam para casa, onde um pai arrependido se lamenta por sua perda.
 
O final feliz para todos vem com as pérolas e joias da bruxa má, trazidas por Maria em seu avental e por João em seus bolsos.



Os Contadores de História Ivone Islas e Willian do Nascimento apresentam o conto adaptado 'Joões e Marias' para a criançada, em uma ensolarada tarde de quinta-feira, 16 de fevereiro, na biblioteca do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.


Jacob e Wilhelm Grim
 
Nascidos em Hanau, na Alemanha, os irmãos decidiram compilar contos populares alemães com o desejo de capturar a voz do povo e preservar o folclore do país. O resultado da dedicação dos irmãos foi a publicação em dois volumes, em 1812 e 1815, da coletânea “Contos Maravilhosos, infantis e domésticos”. Hoje considerado como Registro da Memória do Mundo.