Contando um Conto



Escolhido por engano, não era sua hora,
Um herói que, em Valhala, não pode permanecer agora.
Em nove dias o sol irá para o leste,
Antes que a Espada do Verão a fera liberte.

Qual é a história?
Magnus Chase é um garoto que vive há dois anos na rua. Desde a morte de sua mãe, Magnus mora escondido pelos becos da cidade de Boston. Mas no dia do seu aniversário, apesar do seu tio Randolph revelar quem é o seu pai e ajudá-lo a encontrar a arma perdida há muitos anos, ele não consegue impedir que um gigante chamado Surt o mate. O descanso, porém, dura muito pouco. Magnus acorda novinho em folha em Valhala, onde vivem os guerreiros que servem ao Deus Odin. E para quem desejava ficar o mais incógnito possível de todos, ele de repente se vê no centro de uma profecia que selará o destino dos nove mundos.

Divertindo-se com o herói.
Magnus é um protagonista carismático. Mesmo sendo um sem-teto que passou por maus bocados, ele tem um senso de humor que diverte o leitor, com passagens como: ‘(...) E andei em direção à parede de chamas. Uau, Magnus, vocês devem estar pensando. Isso foi... burrice! Obrigado. Tenho meus momentos. (...)’

O autor Rick Riordan
Quando o vilão é tão legal quanto o mocinho.
O Deus Loki, com seus olhos maliciosos e lábios cheios de cicatrizes que se retorcem em um sorriso, é um vilão que conquista, desde o início da história, a atenção do leitor. Assim como Magnus, tentamos entender o que Loki deseja de nós, sempre que ele ‘marca’ uma conversinha.

Cochilando no sofá.
Dificilmente alguém cochila em algum capítulo das histórias de Rick Riordan. Magnus vive tantas aventuras em cada capítulo – com ótimo títulos: ‘Dou uma de terapeuta para um bode’, ‘Oi, sei que você está morto, mas, se der, me liga’, ‘Venha para o lado negro. Temos jujubas’. – que não há como o leitor se sentir entediado.

Torcendo o nariz.
Não torci o nariz. A história é divertida, ágil e criativa.

Com o nariz dentro do livro.
A morte de Magnus e sua chegada ao Hotel Valhala, um dos salões de Odin, são as melhores passagens da história.

A obra será adaptada para o cinema?
Não. Até o momento, não houve interesse de nenhum estúdio em filmar a história. Na primeira série de Riordan, ‘Percy Jackson’, a história conquistou o público jovem, mas não arrecadou na bilheteria mundial o sucesso aguardado pelo estúdio. A 20th Century Fox esperava um sucesso maior de público. Afinal, o filme tinha o conceituado diretor Chris Columbus que havia dirigido os dois primeiros filmes de Harry Potter. Uma das mais rentáveis franquias do cinema. Em 2013, o estúdio deu o aval para filmar o segundo livro da série – ‘Mar de Monstros’. Infelizmente, a resultado não foi, novamente, o esperado pelo estúdio. Uma pena!




Magnus Chase e os Deuses de Asgard - A Espada do Verão
1a edição/ 2015 - 448 págs.
Tradução de Regiane Winarski
Editora Intrínseca