Romance de ficção científica é o novo fenômeno literário

‘Jogos Vorazes’ estreia nesta sexta-feira nos cinemas

Uma nova franquia surge para conquistar o público adolescente. Com o fim da série ‘Harry Potter’ e o último capítulo de ‘Crepúsculo’, os estúdios estão à procura de um substituto. ‘Jogos Vorazes’ é a nova aposta. O primeiro volume de uma trilogia de livros. publicada no país pela Editora Rocco.

Dirigido por Gary Ross, o filme estreia esta semana nos cinemas. Com uma narrativa ágil, envolvente e perturbadora, a nova franquia permaneceu por 130 semanas consecutivas na lista do jornal The New York Times.

Inspirada no mito grego de Teseu e o Minotauro, a obra da autora americana Suzanne Collins tem como protagonista Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que decide participar dos Jogos Vorazes para poupar sua irmã mais nova.

Estamos em uma época em que a nação de Panem – construída após a destruição dos Estados Unidos – é dividida em 12 Distritos que cercam uma Capital. A cada ano os Distritos são forçados a enviar um casal de jovens entre 12 e 18 anos para participar de uma competição conhecida como Jogos Vorazes.

Para entretenimento, parte tática de intimidação do governo, os jogos são televisionados. Os 24 tributos, como são chamados os jovens competidores, são levados a uma arena onde precisam lutar entre si até só restar um sobrevivente.

Conheça um pouco cada personagem
Katniss Everdeen
Interpretada pela atriz Jennifer Lawrence
Katniss é uma valente adolescente de 16 anos que vive no Distrito 12 em Panem. Ela se oferece para participar dos Jogos Vorazes, reality show mortal, no lugar de sua irmã Primrose. Seu pai morreu em um acidente durante o trabalho numa mina de carvão quando ela tinha 11 anos e desde então ela se tornou a única provedora de sua família. A garota passa boa parte do seu tempo caçando ilegalmente com seu amigo Gale e fazendo comércio com o que caça.
 

 
Gale Hawthorne
Interpretado pelo ator Liam Hemsworth
Gale é o melhor amigo de Katniss. Caçam juntos além dos limites do Distrito 12 e assim como Katniss também é o provedor de sua família. Ele deixa claro que tem ódio profundo pela Capital, o poder central de Panem. Antes da Colheita, que seleciona os tributos para os jogos, Gale propõe para a amiga que fujam e escapem do controle da Capital e do horror dos Jogos Vorazes.


Peeta Mellark
Interpretado pelo ator Josh Hutcherson
Peeta Mellark é o filho do padeiro do Distrito 12. Ele pertence a uma das famílias mais ricas do distrito. Alguns anos antes Peeta ajudou Katniss cedendo a ela um pedaço de pão que deixou queimar, ajudando-a a alimentar sua família. Após seu nome ser escolhido na Colheita ele acompanha Katniss para a Capital, como um de seus concorrentes nos Jogos Vorazes.  Peeta tem a mesma idade que Katniss, 16 anos.


Effie Trinket
Interpretada pela atriz Elizabeth Banks
Effie faz a Colheita e depois escolta os tributos do Distrito 12 para a Capital para o início dos Jogos Vorazes, com entrevistas e treinamentos. Ela é fashion e gosta de usar perucas extravagentes. Inicialmente ela detesta seu trabalho, fazendo o seu melhor para ser transferida para outro ditrito, mais rico. Mas com o passar do tempo Effie se apega aos tributos do Distrito 12.


(The Hunger Games – EUA/2012 – Ação – Direção de Gary Ross - Elenco: Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Josh Hutcherson, Elizabeth Banks, Stanley Tucci, Woody Harrelson e Lenny Kravitz – Paris Filmes)